I Encontro Nacional de Ateus - João Pessoa

Tivemos pouco menos de um mês. Pouco menos de um mês para conseguir contribuições, apoio, permissões, documentos, o local e para pensarmos no formato do encontro. Quando aceitamos o desafio de encabeçar o Encontro, nosso grupo não tinha nem um mês, nem cinquenta pessoas, nem ideia de como poderíamos fazer isso tudo. Em consequência da nossa inexperiência como "promoters" tivemos vários problemas e percalços que logo eram resolvidos devido a união de nossos membros que sempre se mostravam prontos para nos ajudar. Conforme a data chegava, mais gente entrava no nosso barco, e mais apoio nós recebíamos; o que nos motivava cada vez mais em fazer um Encontro com essa atmosfera de igualdade, de fraternidade e de liberdade (acho que já ouvi isso em algum lugar...). E foi assim, que o I Encontro dos Livres Pensadores aconteceu, dentro do I Encontro Nacional de Ateus.

Primeira parte dos debates


É realmente difícil conter a sensação de satisfação e orgulho no peito depois de ver o que fizemos juntos depois de tantas problemáticas acumuladas. Nosso encontro foi um reflexo perfeito do que a nossa Organização é, e como nosso futuro será. Todo mundo se ajudando, falando e escutando, com aquela atmosfera de Irmandade como nosso querido membro Roberto Diniz falou. Não houve nenhum distúrbio, foi tudo muito civilizado e tranquilo e até uma surpresa inesperada nos bateu a porta: Gilson Gondim, sociólogo pela Universidade de Londres e Mestre em Ciência das Religiões, com seis livros publicados e duas peças teatrais montadas deu as caras por lá, para nos agraciar com sua experiência e conhecimento depois de tantos anos de estudo de material humanista, secular e religioso. E pra completar, o Gilson ainda distribui seu último lançamento Da Bíblia aos Múltiplos Universos. Publicação que marca sua entrada mais direta sobre assuntos religiosos e a podridão dos mesmos. Sua presença lá elevou ainda mais a quantidade de conhecimento disponível para compartilhamento. E nos sentimos muito gratos por sua participação em nosso humilde encontro.

Emerson Bezerra, a articuladora do grupo Nathalya Ribeiro, Alexandre Júlio, Gabriel de Araújo (na cadeira) Romeica Gonçalves, Isaac Ramalho e o Cofundador da Organização, Fernando Almeida.















































































O que nos deixa mais satisfeitos e motivados com esse tipo de evento são seus objetivos. Tudo o que queremos é a proliferação do conhecimento e do senso crítico. Com essas duas ferramentas, nós poderemos construir monumentos dentro de nós mesmos. Sabendo disso nós da Organização dos Livres Pensadores da Paraíba estamos desenvolvendo projetos para continuar essa torrente de informações que são importantíssimas para nos tornarmos seres intelectualmente melhores. E um desses projetos foi citado no fim de nosso encontro: O ACERVO será um apanhado de livros, filmes, documentários, artigos, etc, que estará disponível para todos os membros do nosso grupo tanto fisicamente quanto virtualmente. Essa novidade será funcional dentro dos próximos meses, mas já estamos aceitando doações!

Ricardo Brindeiro, Raphael Santos, Caio Queiroz, Mayara Bezerra e o vlogger do grupo Bruno Pereira
Bom, pra finalizar, gostaríamos de agradecer a todos que foram ao evento, desde os que só marcaram presença até os que colocaram a mão na massa mesmo e cooperaram com o dinamismo e a organização do Encontro. Obrigado Nichollas Jaques, Dmitry Luna da Nóbrega, Ricardo Brindeiro, Felipe Quaresma, Thiago Braga Barboza, Caio Serrano Queiroz, Edilson Parra, Gabriel de Araújo, Henrique Lucas, Andressa Lira, Roberto Diniz, Juliana Nóbrega, Kamilly Lourdes, Bruno Pereira, MIKE PUNK HARDCORE, Luis Pontes, Romeica Gonçalves, Isaac Ramalho, Milton Oliveira Cesar, Amanda Falcão, Alexandre Júlio, Flávia Virgínia, Emerson Bezerra, Tomaz Passamani, Gilson Gondim, Mayara Bezerra, Jean Felipe Canuto, Fernando Brito, Thiago Barreto, Nathália Caroline, a todos os outros que não fazem parte de nosso grupo mas que enriqueceram nosso encontro e principalmente a Nathalya Ribeiro, Daniel Normando Pequeno e ao Fernando Almeida por terem feito essa bagaça funcionar direito! Muito obrigado e até 2013 com o II Encontro Nacional de Ateus!

Últimos debates.

E as fotos do encontro, além de estarem no Grupo do Facebook, podem ser encontradas em aberto, na conta do Flickr da Organização: Flickr/livrespensadorespb



Texto: Laureano Junior - Revisão: Ana Nóbrega