Materiais de Consumo Obrigatório

Antes de abrir uma discussão no grupo você TEM que ver essas coisas aqui!

Muito além do Cidadão Kane
Um documentário que mostra a supremacia esmagadora e o impacto direto que a Rede Globo tem sobre a sociedade brasileira.

O Deus que não estava lá
Documentário do Brian Flemming que objetiva questionar os dogmas do Cristianismo. Argumentos muito importantes são discutidos aqui.

Curiosity - The Questions of Life - Stephen Hawking
Documentário escrito e idealizado pelo Stephen Hawking para o Discovery Channel, que responde com todos os argumentos científicos: Deus Criou o Universo?


A História das Coisas
Annie Leonard passou 10 anos estudando as relações entre o consumo, o meio ambiente e a qualidade de vida dos estadunidenses. O resultado foi a produção de uma série de documentários, falando sobre o consumo exagerado que tem esgotado os recursos do planeta, matado florestas e pessoas e pode levar à extinção em massa de espécies, incluindo a nossa. Nós da Organização dos Livres Pensadores da Paraíba fizemos uma compilação dos vídeos que tiveram tradução (seja por legenda ou dublagem) para nossa língua.

O Vírus da Fé
Este documentário mostra como a fé infecta geração após geração e torna-se uma arma mortal de intolerância e fanatismo em todo o mundo. Mostra como o fanatismo, independentemente se é cristão, judeu ou muçulmano, está baseado no mesmo livro sagrado e nos mesmos princípios sectários que desafiam a ciência e perpetuam rituais antigos e sem nenhum senso moral dígno de ser seguido.

Criança - A Alma do Negócio
Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
 
Ateísmo: A Breve História da Descrença + As Fitas do Ateísmo
Os primeiros ateus e pensadores, que mesmo muitos pagando com suas próprias vidas, ousaram não acreditar em deus e dizer o porquê. O que esses corajosos descrentes enfrentaram não foi à ira divina, mas sim os imperadores, reis, ditadores, líderes religiosos e suas igrejas, que temiam suas ideias. Essa história da descrença é analisada e mostrada por Jonathan Miller e seus entrevistados. +  No verão de 2003, o Jonathan Miller começou a filmara serie “Ateísmo, um história de descrença” (muito bom por sinal), e no final do processo, muito material das entrevistas não foi aproveitado.
Então a BBC concordou em fazer uma série adicional com 6 capítulos com algumas das entrevistas inteiras e outras parciais. Agora temos então As Fitas do Atéismo.

A Corporação - The Corporation
A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.